A mulher do Texas morre de ameba que come o cérebro após o uso do dispositivo de irrigação nasal

NOVOAgora você pode ouvir artigos da Fox News!

Uma mulher no Texas morreu depois de contrair um fatal Ameba cerebral de água contaminada.

O paciente, 71 anos, usou um dispositivo de irrigação nasal cheio de água da torneira não cozida da torneira de água de um RV, de acordo com um alerta dos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O “anteriormente saudável“A mulher estava hospedada em um acampamento local na época, afirmou a agência.

Fungos perigosos podem se espalhar para partes de nós, afirmam os pesquisadores

Dentro de quatro dias após o uso da enxágue nasal, a mulher desenvolveu “sintomas neurológicos graves”, incluindo febre, dor de cabeça e alterado status mental.

O paciente foi tratado para uma infecção potencial de meningoencefalite amebica primária (PAM), um raro, mortal infecção cerebral causado por Naegleria Fowleri, também conhecida como ameba que comia cérebro.

Naegleria Fowleri

A mulher foi tratada para uma infecção potencial de meningoenceencefalite amebica primária, uma infecção cerebral rara e mortal causada por Naegleria fowleri, também conhecida como ameba que comia cérebro. (Istock)

Apesar do tratamento, a mulher começou a ter convulsões e morreu oito dias após o início dos sintomas.

Os testes do líquido cefalorraquidiano do paciente confirmaram que ela havia contraído N. Fowleri, de acordo com o CDC.

“Este caso reforça o potencial de riscos graves à saúde associados ao uso inadequado de Dispositivos de irrigação nasalbem como a importância de manter a qualidade da água do VD e garantir que os sistemas de água municipais cumpram os padrões regulatórios “, afirmou a agência de saúde.

“Menos de 10 pessoas nos EUA todos os anos são infectados – mas, infelizmente, a maioria dos casos é fatal”.

Naegleria Fowleri também pode ser um risco ao nadar em água doce. É mais prevalente durante meses mais quentesà medida que a ameba cresce melhor em temperaturas altas do ar e da água.

A Fox News Digital conversou anteriormente com Tammy Lundstrom, diretor médico e especialista em doenças infecciosas da Trinity Health em Michigan, sobre os riscos de infecção.

Irrigação nasal

O paciente usou um dispositivo de irrigação nasal (não na foto) cheio de água da torneira não cozida da torneira de água de um RV. (Istock)

“O risco de comer ameba que comer cérebro é muito baixo”, disse ela. “Menos de 10 pessoas nos EUA todos os anos são infectados – mas, infelizmente, a maioria dos casos é fatal. Há apenas um punhado de sobreviventes de casos conhecidos”.

A taxa de mortalidade para Naegleria Fowleri excede 97%, de acordo com o CDC.

Sinais de aviso para reconhecer

Os sintomas iniciais do PAM geralmente começam cerca de cinco dias após a exposição, mas podem ser notados mais cedo.

Sinais iniciais geralmente Inclua dor de cabeçanáusea, febre e/ou vômito, afirma o site do CDC.

À medida que a infecção avança, as pessoas podem sofrer confusão, pescoço rígido, desorientação, alucinações, convulsões e coma.

Fungos perigosos que se espalham nos hospitais dos EUA “rapidamente aumentou”

“As pessoas geralmente começam a se sentir mal um a 12 dias após a exposição à água”, disse Lundstrom. “Os primeiros sintomas devem solicitar uma avaliação médica, pois também são sinais de Meningite bacteriana. “

A morte pode ocorrer em qualquer lugar entre um e 18 dias de infecção, em média cinco dias.

Prevenção de infecção

Para impedir a contratação da infecção fatal, o CDC recomenda o uso de água da torneira “estéril, estéril ou fervida e resfriada para irrigação nasal”, como sistemas de água municipal e água “mantidos incorretamente”, os sistemas de água do RV carregam o risco de doença.

Também é melhor evitar imergir a cabeça na água ao nadar no verão, disse Lundstrom à Fox News Digital.

Naegleria Fowleri

Os testes do líquido cefalorraquidiano do paciente confirmaram que ela havia contraído N. Fowleri, de acordo com o CDC. (Istock)

“A infecção ocorre quando a água abrigando a ameba sobe o nariz de uma pessoa, geralmente durante a natação”, disse ela. “Não se sabe por que algumas pessoas são infectadas e outras, mesmo com companheiros de natação, não”.

Beber água contaminada não apresenta um risco e a infecção não se espalha de uma pessoa para outra, acrescentou Lundstrom.

Clique aqui para obter o aplicativo Fox News

Como a ameba é encontrada no solo, o CDC também recomenda evitar agitar o sedimento no fundo dos lagos, lagoas e rios.

Tratamento de amebas que comem cérebro

Quando um paciente foi diagnosticado com uma ameba que come o cérebro, o tratamento geralmente inclui uma variedade de Medicamentos antifúngicosbem como antibióticos como rifampicina e azitromicina, de acordo com Lundstrom.

Clique aqui para se inscrever em nosso boletim de saúde

Miltefosine, uma droga antifúngica mais recente, demonstrou matar Nagleria Fowleri em testes de laboratório e foi usada para tratar alguns pacientes sobreviventes, afirma o CDC em seu site.

“No entanto, o efeito de todos esses medicamentos nas pessoas infectadas reais é desconhecido devido à alta taxa de mortalidade”, observou Lundstrom.

Ameba que comem cérebro

Naegleria Fowleri também pode ser um risco ao nadar em água doce. É mais prevalente durante os meses mais quentes, à medida que a ameba cresce melhor em temperaturas altas do ar e da água. (Istock)

Aqueles que experimentam dor de cabeça repentina, febre, pescoço rígido ou vômito – especialmente se tiverem nadado recentemente em água doce quente – devem procurar imediato atendimento médicoo CDC recomenda.

Para mais artigos de saúde, visite www.foxnews.com/health

Apesar da alta taxa de fatalidade da infecção, Lundstrom enfatizou a raridade dos casos.

“Milhões de pessoas gostam de nadar todo verão, mas apenas alguns ficam infectados”, disse ela.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário