Lula afirma que governo vai relançar Mais Especialistas nesta sexta-feira | Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que seu governo vai relançar nesta sexta-feira (30) o programa Mais Especialistas, principal aposta da gestão petista para a área da saúde. O objetivo da iniciativa é atacar um dos principais gargalos do sistema público de saúde no Brasil: o acesso da população a cirurgias e especialidades da medicina, como oncologia, oftalmologia e ortopedia, entre outras.

A missão de remodelar o Mais Especialistas – anteriormente chamado de Mais Acesso a Especialistas – vem sendo capitaneada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Foi a partir da volta dele ao ministério, em março, no lugar de Nísia Trindade, que o programa ganhou um outro viés. A principal novidade é que o governo pretende usar as dívidas de empresas privadas da área da saúde como forma de fazer andar a fila de atendimentos e cirurgias.

Na prática, a União fará convênio com hospitais e operadoras de saúde que se interessem em saldar suas dívidas com a Receita Federal. Em contrapartida, essas redes poderão abrir espaço e oferecer atendimento com especialistas para o público do SUS.

“Só dois presidentes do Brasil tiveram preocupação social. Um foi o Getúlio Vargas, quando criou a CLT e o salário mínimo. Depois de Getúlio Vargas, somente eu trouxe inclusão social nesse país. O momento em que o PT governou o Brasil foi o momento em que mais se aumentou o salário mínimo, em que mais se criou escolas técnicas, em que mais se criou escolas de tempo integral. E vamos lançar a remodelação do Mais Especialistas na sexta-feira”, disse Lula na tarde de hoje.

A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A agenda faz parte do Caminho das Águas, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) que, desde o dia 25, percorre a trilha da Transposição do Rio São Francisco pelo sertão nordestino, passando pelos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

No evento, Lula aproveitou para criticar as gestões anteriores, que, na sua avaliação, não teriam dado prioridade à questão do acesso à água no Nordeste. “Você só cuida do povo se governar com o coração, e não com a cabeça. Fome por causa da seca é falta de vergonha da cara das pessoas que governam. Deus deixou o sertão sem água porque sabia que eu ia trazer água para cá”, emendou o presidente.

Lula e o ministro Alexandre Padilha em solenidade no Palácio do Planalto — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Lula e o ministro Alexandre Padilha em solenidade no Palácio do Planalto — Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário