Os 10 melhores perfumes no homem para uma vigília poderosa e sofisticada
O público em geral provavelmente não tinha visto essa onda de perfumes chegando ao OUD. Um material natural raro e caro, com uma rica herança mística e cultural, que é mais de uma árvore protegida cuja exploração é amplamente controlada, está gradualmente se tornando um elemento -chave de um obturador de perfumes convencional. Esta é a história do oud, ou melhor, a história dos últimos vinte anos de sua existência. Às vezes chamado de madeira de ágar, sânscrito ou madeira de aloe na Bíblia, o oud-como é dito no Oriente Médio, designa uma resina produzida por certas espécies deAquilaria para responder aos ataques de um fungo (Phialophora parasitica) espalhe por insetos em seus ferimentos. Esse mecanismo de defesa transforma a madeira branca desta árvore, que cresce principalmente em Bangladesh, Tailândia, Indonésia ou mesmo Malásia, em madeira escura e densa emitindo um cheiro lenhoso, defumado e balsâmico e sem natureza equivalente.
Em Essência (Grasset, 2021), uma história emocionante que convida o leitor a uma viagem a florestas tropicais, Dominique Roques, por muito tempo uma fonte de extratos naturais para uma grande empresa para criar perfumes e aromas, prefere chamá -lo de “Bois des Rois”. Um dos muitos apelidos atribuídos a essa podridão preciosa cujo óleo essencial foi usado por séculos para fins medicinais na Ásia. Dito isto, o OUD atrai esse apelido do fascínio de que as altas esferas da sociedade, cursos e palácios ao redor do mundo, na Índia e na Península Arábica, mas não apenas. Às vezes, emprestamos virtudes afrodisíacas, às vezes um caráter espiritual. “Alega -se que uma vez queimado, seu aroma traz paz de espírito e promove a meditação”, diz Elisabeth de Feydeau nela Dicionário apaixonado por perfume (Lead, 2021).
Para entender a atual mania das principais marcas e o público para esse ouro líquido, é necessário estar interessado em seu uso no Golfo. É aplicado na forma de óleo essencial, ou Attarnos pontos de pulsação durante eventos especiais, como o festival Eid ou um casamento, mas também por fumigação, queimando a madeira em um Mabkhara – Uma espécie de censor – para fumar suas roupas. “A essência do OUD é fundamental em perfumaria no Oriente Médio, lembra Roques em seu livro. O Ocidente o havia esquecido e está redescobrindo hoje com fascínio esse perfume suntuoso, quintessência da força e a voluptuosa do casamento de resina e madeira”.
O que é um perfume no oud hoje?
A introdução do OUD no mercado francês remonta ao início dos anos 2000 e ao lançamento do M7 por Yves Saint Laurent Tom Ford. O criador americano provará seu amor por esse perfume através de uma infinidade de criações para sua marca de mesmo nome – Oud Wood (2007), Arabian Oud (2009), Tobacco Oud (2013) ou Oud Mineral (2017). “Ter um perfume no OUD ou uma coleção inteira dedicada hoje é essencial”, diz Thibaud Crivelli, fundador da Maison Crivelli, destacando a atração do mercado para esse tipo de criação. Até os rituais começaram.
Atualmente, as palavras -chave “Oud Perfume” estão se referindo a quase 79 milhões de vídeos no Tiktok. Um estudo britânico publicado no inverno de 2023 mostrou que o OUD havia se tornado o perfume mais procurado no Google em todo o canal. De acordo com a agência americana Spate, especializada no mundo da beleza, as vendas de fragrâncias desse tipo explodiram nos Estados Unidos durante o ano anterior (+173,9%). E qualquer revista de estilo de vida digna do nome (incluindo Gq) Agora oferece sua seleção de “Melhores aromas do OUD”.
Existe um verdadeiro oud em perfumes?
A maioria das novas criações não usa OUD natural, por motivos de custo (o preço de um quilo pode atingir mais de 30.000 euros) ou razões logísticas e éticas. “Wood of Kings” está de fato na Lista II das Cites, a Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies de Faune Wild e Flora ameaçou de extinção. A maioria das notícias do OUD também segue uma estrutura olfativa construída em torno do açafrão, Rose e Od, acrescentando por que não as notas frutas – Raspberry for Nomadic Shadow (2018), um dos grandes sucessos de Louis Vuitton, Orange for Purple Oud of Dior (2018). Porque se o oud emite um cheiro divino para o público oriental e os entusiastas dos perfumes, os narizes menos informados tendem a descobrir que “cheira a biqueta”, como alguns colegas me apontaram enquanto eu sou o hummis com prazer a noite (2014), um dos perfumes excepcionais criados por Dominique Ropion For Frériury (2014).
Nesse mercado em expansão, um punhado de fragrâncias se destaca e tem o potencial de alcançar um público mais amplo. Por exemplo, há Oud Maracuja (2023) e sua nota imperdível de maracujá. “Jordi Fernandez (perfumista em Givaudan, nota do editor) foi bastante decomposto na frente dessa idéia no início, mas adorou o desafio”, diz Thibaud Crivelli. Eu queria perfeitamente contra os clássicos que falam com o povo do Golfo, mas também para aqueles que não gostam do Oud Classic, mais animal. “O mesmo princípio do OUD Stallion – o lançamento mais recente da marca, uma fragrância limpa mais elegante – e para o Oud Cadenza, uma criação gourmet vendida por um momento exclusivamente em Harrods, uma loja de departamentos de Londres que se tornou uma das capitais do mundo da alta perfumaria. AGORA, ainda está a ser visto até que mais se apressaria.
Fotografia: Andreas Bach; Assistente: Magnus Bach; Cenagem Design: Natalie Turnbull
Como escolher seu perfume no oud?
O precursor: Oud Wood, Tom Ford (2007)
Od Wood é um daqueles perfumes que permitem criar uma assinatura olfativa real. Com esta criação lançada em 2007, Tom Ford foi um dos primeiros a passar esta madeira preciosa do lado convencional vigor. Esse Best-seller Combina a madeira de Oud com notas de citros, pimenta preta, sândalo, vetiver ou até tonka, baunilha e âmbar. Para nossos colegas americanos, é simplesmente o melhor perfume Tom Ford.
O hype mais hype: sombra nômade, Louis Vuitton (2018)
A intensidade e o caráter místico da madeira de Oud e as notas de incenso combinadas com toques delicados de benzoin e framboesa. É a fórmula mágica da sombra nômade, um dos perfumes mais vendidos da Louis Vuitton.
O mais acessível: Oud Pink, Horace (2024)
A marca que participou da democratização da pele para homens na França também cria perfumes. Antes de 2024, Horace ofereceu uma única fragrância, mas decidiu expandir seu alcance, atacando para iniciar o tema do Oud-Rose. Resultado: Sem dúvida, uma das melhores taxas de qualidade/preço do mercado nesta categoria.
O mais sutil: Oud Nude, Guerlain (2022)
Od Nude faz parte da coleção, arte e matéria de alto perfume de Guerlain, e é sem dúvida a orla mais delicada dessa seleção. As notas frutadas e florais (framboesa, rosa) dão a esta criação um caráter suave e sensual. Discreto, mas quente, graças em particular à amêndoa e aos toques de baunilha, essa fragrância pode seduzir aqueles que relutam com a idéia de carregar o oud.
O mais frutado: Oud Maracujá, Maison Crivelli (2023)
Por ter a boa idéia de associar um acordo de oud a uma surpreendente nota de maracujá, a Maison Crivelli criou em 2023 um de seus best -sellers. Desde então, o extrato de perfume maracujá foi copiado, mas nunca é igual.
O menos conhecido: Favonius, Nishane (2021)
A marca turca Nishane tem uma coleção de “prestígio” dedicada ao OUD, composta por 4 criações muito luxuosas, mas também oferece esse magnífico extrato de perfume. Um tempo reservado para clientes da Harrods, a loja de departamentos de Londres, Favonius já está disponível em Paris e on -line desde 2024. Finalmente.
O mais americano: Notorious Oud, DS & Durga (2019)
Conversamos com você sobre esse período desta marca de perfumes de nicho nascidos ao lado do Brooklyn nos primeiros anos para destacar suas criações originais e modernas. Com notório oud, um perfume cujo nome se refere à misteriosa escassez e caráter de sua matéria -prima, o DS & Durga oferece uma interpretação rica e sensual de um dos ingredientes mais cobiçados da perfumaria. A combinação de papiro, açafrão, lavanda e rosa búlgara forma uma fragrância que quebrará o maior número de descolados de nós.
E o mais francês: Oud Palao, Diptyque (2015)
Por sua vez, a Diptyque oferece uma interpretação mais suave e mais francesa dessa essência rara e cobiçada. Criado em 2015 pelo mestre Perfuur Fabrice Pellegrin, Oud Palao é articulado em torno das notas escuras, arborizadas e resinosas do Laos Oud para colocar um personagem ainda mais atraente. Rose e Vanilla o tornam um perfume acessível e uma boa maneira de domar o oud.
O mais floral: Oud Satin Mood, Maison Francis Kurkdjian (2015)
Hoje, diretor da criação de perfumes para a Dior, Francis Kurkdjian lançou um bom número de nossos perfumes favoritos desde a criação de sua própria casa em 2009. Entre eles: Oud Satin Mood, que é um daqueles perfumes raros que se mantêm o dia todo na pele. Esta fragrância adota o caráter opulento de Oud Wood, equilibrando -o usando notas delicadas de rosa e baunilha.
O mais exclusivo: The Night, Frédéric Malle (2014)
Este é um dos aromas que colocam um tapa e que você nunca esquecerá. Membro da coleção Desert Gems de Frédéric Malle, um intervalo reservado para conhecedores de perfumes, a noite usa o oud em quantidades prodigiosas. Daí seu caráter extraordinário e seu preço.

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.


















Publicar comentário