Sesa realiza Oficina de Organização da Rede de Saúde Assistencial de Fortaleza







31 de maio de 2025 – 13:46
#alinhamento #Estado #Fortaleza #ministério da saúde #município #saúde #que


Assessoria de Comunicação da Sesa

Texto: Kelly Garcia

Fotos: Bruno Renan e Helga Rackel



Evento reúne gestores da saúde do município e do estado e representantes do MS

Com o objetivo de alinhar a rede hospitalar da capital cearense e trazer mais integração entre os serviços do Município e do Estado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, neste sábado (31), a Oficina de Organização da Rede de Saúde Hospitalar de Fortaleza. A intenção do encontro foi fortalecer a integração e a qualidade da rede hospitalar da capital e promover um ambiente de diálogo e planejamento colaborativo.

O secretário de Atenção Especializada do Ministério da SaúdeMozart Sales, destaca o quanto esse alinhamento entre Estado e Município pode otimizar o acesso aos especialistas no Ceará. “Com a integração das filas de regulação, teremos um melhor alinhamento com a Atenção Básica e mais força no diagnóstico precoce. Estamos há um dia depois do lançamento nacional do Programa Agora Tem Especialistas. Sabemos que aqui no Ceará poderemos diminuir o tempo de espera e melhorar as condições dessa atenção, com um grande movimento articulado.Teremos um melhor alinhamento com a Atenção Básica e mais força no diagnóstico precoce. E o Ministério da Saúde está aqui para apoiar integralmente esse movimento”.

Gestores tiveram momento de fala na oficina

UM secretária da Saúde do CearáTânia Mara Coelho, ressaltou que o Sistemo Único de Saúde (SUS) no Ceará vive um momento de alinhamento entre os governos federal, estadual e do município. “Para organizar a rede de Fortaleza, queremos ouvir todos os gestores da rede assistencial da cidade, tanto estadual como municipal, entender como essa rede funciona, o que precisamos melhorar. Esse é o melhor momento que temos para investir na Saúde do Ceará”, disse.

ARTIGO  Carretinha da Saúde vai percorrer municípios no norte do Piauí – pi.gov

Titular da Sesa, Tânia Mara Coelho e secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales

Para a secretária da Saúde de FortalezaRiane Azevedo, esse encontro irá facilitar a integração dos serviços de saúde do Município e Estado. “Estamos aqui com o objetivo de otimizar o acesso e ofertar mais na rede municipal. Vamos ouvir os especialistas, receber o que seja melhor e não perder a oportunidade de crescer e evoluir. Quero destacar também a possibilidade da integração da regulação, o que irá melhorar o nosso atendimento com eficácia e eficiência”.


Secretária Riane Azevedo: “oportunidade de crescer e evoluir”

Uma das participantes foi a diretora-geral do Hospital Infantil de Albert Sabin (HIAS)unidade da Sesa, a médica pediatra Fábia Linhares. Para ela, o momento é uma oportunidade ímpar de melhorar os serviços. “Não podemos trabalhar isoladamente, mas em rede e, para isso, precisamos estar integrados com a Atenção Primária e Secundária. Nossa missão como hospital é dar o melhor atendimento ao paciente em estado crítico, assim como quem tem doenças crônicas ou raras. Para isso ocorrer da melhor forma, o paciente tem que ter sido bem cuidado na Atenção Primária, com a vacinação, as orientações de alimentação e um pré-natal bem feito, com um bom acompanhamento”, explicou.

Secretários, diretores de unidades e gestores participaram do momento, neste sábado

Amparo Vidal, diretora-executiva do Frotinha de Parangaba, unidade secundária da rede de saúde de Fortaleza, também vê com otimismo esse encontro das duas redes de assistência. “Acredito que estamos no primeiro dia de muitas mudanças positivas. O Frotinha de Parangaba tem algumas peculiaridades, por ser o segundo maior hospital de porta aberta de Fortaleza, fazer cerca de 5 mil cirurgias por mês e receber pacientes dos municípios de Maranguape e Maracanaú. Com essa oficina, poderemos receber o nosso verdadeiro paciente e termos condições de realizar um trabalho melhor”.

ARTIGO  Fragrâncias Para o Inverno: Conheça os 7 Melhores Aromas

Programação


Evento acontece por todo o sábado, em Fortaleza

No período da manhã, as unidades fizeram a apresentação e análise das suas cartas de serviços, produção ambulatorial e hospitalar, assim como a identificação dos pontos fortes e desafios.

À tarde, foi discutido o alinhamento entre os serviços de regulação de leitos do Estado e do Município de Fortaleza e a construção do plano de ação integrado, com a participação do Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipal de saúde.

Evento contou também com a presença de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que prestou consultoria para as unidades hospitalares.




Vídeo Viral - Sistema de Bloqueio
🔒

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Para continuar assistindo este vídeo incrível, compartilhe este post sobre perfumes com seus amigos no Facebook!

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.

Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.

Publicar comentário