blog

dicas de saúde e bem-estar

Em dia com o skincare: 8 dicas para cuidar da pele

Em dia com o skincare: 8 dicas para cuidar da pele

Publicado em 25 de Maio de 2022 por Alba Saúde

O cuidado com a pele tem se tornado uma preocupação cada vez maior, tanto pelo lado estético quanto na prevenção de doenças e envelhecimento precoce.

Com tantos produtos e práticas de “skincare”, vale destacar que a rotina de cuidados pode variar de acordo com cada pessoa.

Por isso, a Alba preparou 8 dicas básicas que vão te ajudar a ter uma pele mais saudável e hidratada.

1. Beber água

Sabe aquela história de que beber água faz bem para a pele? Pois saiba que é verdade, já que ela ajuda na hidratação, evitando ressecamentos e o envelhecimento precoce.

Então, beba a quantidade necessária (35 ml diários por quilo corporal) e veja a diferença no corpo todo.

2. Não estourar as espinhas

O aparecimento de espinhas e cravos, na maioria das vezes, é perfeitamente normal, principalmente em peles oleosas. O problema é quando as pessoas mexem por conta própria, de forma inadequada, e machucam a pele.

Existem tratamentos específicos (seja com cremes, medicação ou remoção) que precisam de prescrição e acompanhamento médico.

3. Tirar a maquiagem antes de dormir

Caprichar na make é mais do que válido, mas também é fundamental tirá-la da forma adequada para evitar o envelhecimento, aumento de oleosidade e aparecimento de espinhas.

Por isso, sempre tire toda a maquiagem antes de ir dormir, usando produtos específicos (como demaquilantes ou água micelar) e depois lavando o rosto com água e sabonete.

4. Higienize bem a pele

Fazer a higienização logo de manhã e antes de ir dormir é a melhor forma de se livrar das impurezas que impedem da pele respirar direito, além de retirar a oleosidade excessiva.

Também é importante ficar atento a algumas coisas específicas: a limpeza do rosto, por exemplo, não deve ser feita com qualquer sabonete, já que pode até aumentar o aparecimento de acne.

5. Usar produtos adequados

Independentemente da marca, é preciso usar produtos adequados ao o que a sua pele precisa no momento.

Uma pele mais ressecada requer um cuidado completamente diferente do que uma pele oleosa. Além disso, existem outros fatores (como alergias e atrito) que vão fazer a rotina de cada um ser de uma forma.

6. Usar protetor solar

O filtro solar é a melhor forma de se proteger da exposição excessiva ao sol e prevenir diversas doenças, como o câncer de pele.

Por isso, a recomendação é usar diariamente um filtro de no mínimo fator 30 (principalmente no verão) e reaplicar a cada duas horas durante a exposição.

7. Ter hábitos mais saudáveis

Ter uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios e dormir bem à noite também têm impacto direto na nossa saúde e, consequentemente, na nossa pele.

Além disso, hábitos como fumar (altas toxinas liberadas) ou beber álcool em excesso (que pode gerar desidratação) não combinam nada com o cuidado do corpo.

8. Ir no dermatologista

Para entender melhor o que sua pele precisa, a ida regular ao dermatologista é essencial para fazer o acompanhamento de possíveis sinais, como o aumento de pintas ou aparecimento de manchas.

Além dos cuidados dermatológicos, o especialista também é o indicado para tratar de problemas na unha e no cabelo.


Na Alba Saúde, você encontra consultas dermatológicas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato para marcar:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a unidade e o médico