7 tendências de perfumes para cheirar sofisticado e rico neste inverno
Geralmente quero cheirar caro o ano todo (quem não quer?!), mas admito que os perfumes codificados para o inverno realmente dominam o mercado nesta área. Elixires suculentos e ensolarados têm sua hora e lugar, é claro, mas um perfume mais escuro e rico alinhado com a queda da temperatura tende a ter uma vibração mais refinada e opulenta. Basta acreditar nos perfumistas, que prevêem notas densas e resinosas no pescoço de todos nesta temporada, junto com alguns componentes “torcidos” que você pode se surpreender ao encontrar em uma coleção de perfumes de inverno.
“As pessoas estão se tornando mais aventureiras”, me disse o mestre perfumista radicado em Paris, Isaac Sinclair. “Há um desejo por uma surpresa olfativa.” As pessoas mais chiques estão inovando sobre o que significa cheirar bem, então consultei os especialistas no guia de compras de inverno definitivo. Abaixo, encontre as sete categorias para guardar na memória.
Florais noturnos
Segundo Amandine Pallez, diretora criativa global da Bvlgari Parfums, “as fragrâncias florais estão assumindo um caráter mais noturno”. Pense em flores escuras e misteriosas em vez de misturas frescas e alegres pelas quais você pode gostar durante a primavera e o verão. “Possuem uma profundidade profunda, frequentemente imbuída de qualidades âmbar ou resinosas”, acrescenta. Se você gosta de florais, procure notas mais profundas, como âmbar, baunilha ou almíscar, para uma vibração mais gótica e romântica.
Compre a tendência
Byredo
Rosa da Terra de Ninguém Absolu
Gourmands Assados
Sim, as fragrâncias gourmand ainda estão em alta, mas segundo Sinclair, a categoria comestível está se afastando apenas das sobremesas. Já se foram os dias em que você cheirava como se tivesse passado horas vagando por uma confeitaria: “Café, cacau e outros perfis fermentados e torrados estão repercutindo nas pessoas que querem riqueza sem o açúcar”, ele compartilha. “(Eles) criam calor e profundidade sem chegar à doçura. O tabaco também adiciona uma bela complexidade.”
O perfumista da DSM-Firmenich, Erwan Raguenes, concorda com a frente esfumaçada, observando que perfis gourmand mais temperamentais com nuances torradas e carbonizadas (“pense em açúcar queimado, avelã torrada ou marshmallow com camadas de oud”, diz ele) estão saindo no topo. “É indulgente, reconfortante e quente, mas com um toque sofisticado em vez de doçura evidente”, acrescenta.
Compre a tendência
Abel
Casaco Check Eau De Parfum
Jo Malone
Colônia Carvalho Inglês e Avelã
Caramelo > Marshmallow
Aqueles que estão familiarizados com o território gourmand devem se lembrar de como a baunilha se tornou o personagem principal do mercado de fragrâncias. Em seguida, o marshmallow arrebatou a coroa, adicionando uma cremosidade tostada que tornou as misturas mais doces um pouco mais elevadas. Agora? Caramelo é a nota gourmand a ser observada.
“Após a onda de aromas leitosos e suaves de marshmallow, notas comestíveis mais ricas, como caramelo e doce de leite, estão emergindo como novos protagonistas, trazendo uma doçura cremosa e texturizada que parece quente e pronta para o inverno”, diz Raguenes. Eles mantêm aquela qualidade tostada enquanto adicionam uma complexidade rica e salgada – um contraste de dar água na boca.
Compre a tendência
Ellis Brooklyn
Queens Caramelo Eau De Parfum
As 7 Virtudes
Buttercream Haze Eau De Parfum
Sol de Janeiro
Cheirosa 62 Bruma Corporal e Cabelo
Notas embriagadas
Perfumes inspirados em coquetéis não são novidade, mas Pallez diz que notas alcoólicas – como rum, conhaque ou uísque – serão um alimento básico para o inverno, pois fornecem calor e intensidade. Embora se trate menos de fazer cosplay de Negroni ou martini sujo e mais de emular a vibração de um salão de coquetéis privado – sombrio, temperamental e muito, muito luxuoso. Este ano, procure blends que também acrescentem madeiras e especiarias à mistura; eles garantirão que os aromas indulgentes nunca pareçam muito doces e pegajosos.
Compre a tendência
Kilian Paris
Anjos Compartilham Eau De Parfum
Abel
O Apartamento Eau De Parfum
Contrastes fortes
Diminuindo o zoom, temos o que Sinclair chama de “surpresa olfativa”. Pense em gourmands com um toque especial (como as versões torradas acima), frutas escuras e florais espirituosos que exibem a beleza em contraste.
Pallez concorda, pois vê um aumento nas fragrâncias que combinam ingredientes duplos e opostos. “Isso geralmente envolve combinar uma nota de saída fresca ou aromática com uma secagem quente e viciante, criando uma tensão cativante que diverge de fragrâncias mais unidirecionais ou de notas mono”, ela compartilha. Ela vê a tendência como um aceno sutil aos contrastes do inverno – ou seja, ambientes externos frios e áridos versus interiores aconchegantes e quentes. “Os clientes desejam conforto e um pouco de ‘faísca’”, acrescenta ela.
Compre a tendência
Amouagem
Decisão Eau De Parfum
BVLGARI
Le Gemme Tygar Eau De Parfum
Por Rosie Jane
Remi Eau De Parfum
Neuroscentes
Talvez seja um subproduto da iminente tristeza do inverno, mas Raguenes prevê uma integração mais profunda do bem-estar na fragrância nos próximos meses, seja com notas que melhoram o humor ou camadas baseadas em rituais (uma curadoria personalizada de óleos corporais, loções e eau de parfums, por exemplo). “Os aromas são cada vez mais concebidos para apoiar a forma como as pessoas querem sentir, e não apenas como querem cheirar”, explica ele. “Rituais, notas que melhoram o humor e composições intencionais estão transformando a fragrância em uma forma de autocuidado que envolve corpo e mente, marcando uma mudança significativa em relação ao foco mais orientado aos ingredientes do ano passado.”
Compre a tendência
Cara
Witchy Woo Eau De Parfum
Neuraé
Sérénité, o impulsionador da emoção
A Nue Co.
Fragrância Funcional
Oud, Couro e Osmanthus
As melhores fragrâncias codificadas para o inverno, pelo menos na minha opinião, apresentam uma justaposição de familiaridade e mistério. Eles são aconchegantes, mas distantes, reconfortantes, mas sofisticados. Para alcançar esse equilíbrio delicado, Raguenes recomenda procurar uma sagrada trindade muito específica: oud, couro e osmanthus.
“Oud com seu perfil denso e resinoso acrescenta profundidade, calor e intensidade duradoura; são qualidades que criam naturalmente um perfume mais completo e substancial para o inverno”, compartilha. (Oud foi famosamente apelidado de “ouro líquido”, afinal.) O couro, acrescenta ele, traz uma clareza suave e estruturada à equação, tornando o perfume mais refinado, enquanto osmanthus cria complexidade ao adicionar tons sutis de frutas, florais e couro. “Juntas ou individualmente, essas notas adicionam dimensão e sofisticação que fazem um perfume de inverno parecer mais completo, profundo e ‘mais rico’ em caráter”, observa ele. Cada um é essencialmente um sinal de néon piscando de que um perfume terá um cheiro chique e caro.
Compre a tendência
Nunca totalmente vestido
NFD Eau De Parfum 001
Penhaligon
Finley fortuito

Olá! Eu sou o criador do Alba Saúde, um espaço dedicado a quem busca bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida em meio à correria do dia a dia.
Aqui no albasaude.com.br, compartilho dicas simples e práticas sobre saúde física, mental e emocional — sempre com foco na informação clara, acessível e baseada em boas práticas. Falo sobre alimentação saudável, sono, exercícios, hábitos positivos, controle do estresse e autocuidado, tudo com o objetivo de ajudar você a viver melhor.







Publicar comentário