blog

dicas de saúde e bem-estar

7 fatores que diminuem os riscos cardíacos

7 fatores que diminuem os riscos cardíacos

Publicado em 02 de Fevereiro de 2021 por Alba Saúde

Você cuida bem da saúde do seu coração? Se não, está mais do que na hora de começar!

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 20 mil pessoas no Brasil morreram por doenças do coração só no ano de 2021.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e muitos desses casos poderiam ser evitados com hábitos mais saudáveis, cuidados preventivos, realização de exames e tratamento adequado.

Os sete fatores

Pensando nessa questão, o American Heart Association definiu a saúde cardiovascular ideal, baseada em sete fatores – originalmente chamados de Life’s Simple 7 –, que as pessoas podem melhorar por meio de mudanças no estilo de vida.

Segundo estudos da associação, esses fatores representam sete dos dez maiores riscos cardiovasculares, e pessoas que seguem mais métricas do Life’s Simple 7 têm um risco consideravelmente menor de ter doenças cardíacas ou derrames.

Confira os fatores e a importância de cada um:

Não fumar

Pessoas fumantes correm mais riscos cardiovasculares, já que o tabagismo é um dos principais fatores que causam ataques cardíacos.

Para quem está tentando parar, realizar exercícios físicos, se livrar do estresse e cuidar da saúde mental são práticas que vão te ajudar.

Comer melhor

Uma alimentação mais saudável é essencial para quem quer cuidar bem do coração.

Veja se suas refeições estão proporcionando todos os nutrientes necessários e aposte em vegetais, grãos, proteínas, frutas e óleos. Por outro lado, fuja de alimentos embutidos e muito gordurosos, e não exagere no sal.

Fazer exercícios

A prática de atividade física também traz inúmeros benefícios para o nosso organismo.

O ideal para adultos é fazer 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de exercícios intensos em três ou mais dias por semana, além de dois dias de exercícios musculares. Já para crianças e adolescentes, o recomendado é se exercitar pelo menos uma hora todos os dias.

Perder peso

Para conseguir perder peso, é necessário queimar mais calorias do que você consome. Então, um bom caminho é observar quantas calorias você está ganhando e gastando para te ajudar a ver quais mudanças são necessárias.

E para alcançar o seu objetivo, faça exercícios e refeições balanceadas, controle as suas porções e fique de olho no Índice de Massa Corporal (IMC) – relação entre o peso e altura –, para saber se você está saudável.

Gerenciar a pressão arterial

Você com certeza já precisou medir sua pressão, mas também é muito importante você saber o que os números significam.

Dessa forma, você saberá se sua pressão está normal, elevada, alta ou se está com alguma crise hipertensiva.

Controlar o colesterol

Existem dois tipos de colesterol, o HDL (bom) e o LDL (ruim), e os dois são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

O que temos que ficar atentos é nas taxas de cada um, já que uma baixa quantidade do HDL ou uma alta do LDL podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Reduzir o açúcar no sangue

Para conseguir fazer isso, primeiro você precisa saber o que faz o nível de açúcar subir.

Os carboidratos e açúcares dos alimentos são transformados em glicose no nosso organismo, que produz a insulina para ajudar as células a “pegar” a glicose do sangue. O problema é que esse processo pode falhar, deixando uma grande quantidade de açúcar no sangue, caracterizando as diabetes do tipo 1 e 2.

Por sua vez, pessoas diabéticas têm mais riscos de desenvolverem algum problema cardiovascular.

Além de tentar seguir esses fatores, outra prática muito importante para cuidar do coração é ir regularmente ao cardiologista. E você pode contar com a Alba para isso!

Faça já o seu agendamento online ou entre em contato com a gente:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103⠀⠀

💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena!