blog

dicas de saúde e bem-estar

15 milhões de brasileiros sofrem com a diabetes. Veja como prevenir.

Publicado em 30 de Junho de 2022 por Alba Saúde

Má alimentação, excesso de alimentos industrializados ou com muito açúcar, falta de exercícios físicos. Esses são alguns dos principais fatores que fazem com que mais de 15 milhões de brasileiros tenham diabetes atualmente.

Como esse número vem aumentando consideravelmente a cada ano, a Alba preparou algumas informações importantes para te ajudar a prevenir a doença e suas complicações.

O que é?

A diabetes é uma doença crônica causada pela falta ou má absorção de insulina, o que compromete o aproveitamento da glicose e aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Normalmente, o diagnóstico é feito com o exame de sangue, que inclui o teste de glicemia de jejum, para avaliar a quantidade de glicose no organismo.

Tipos e causas

Existem quatro tipos principais de diabetes, e as causas variam de acordo com cada um.

– Tipo 1: é o tipo autoimune, em que a pessoa já nasce com ela, mas as causas não são conhecidas. O próprio sistema imunológico ataca as células do pâncreas (órgão responsável por produzir a insulina), e a glicose não é transportada corretamente, se acumulando no sangue.

– Tipo 2: esse é o tipo mais comum e pessoa vai adquirindo uma resistência à insulina ao longo da vida. A principal causa do tipo 2 são os hábitos não saudáveis, como má alimentação e falta de exercício físico.

– Gestacional: acontece somente durante a gravidez e está relacionado com a produção de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina. Um aumento de peso muito grande da mãe aumenta as chances desse tipo aparecer.

– Pré-diabetes: é quando o nível de açúcar no sangue está aumentando, mas não está alto o suficiente para definir o diagnóstico. A principal causa também são os maus hábitos, então ela é aviso para mudá-los e não deixar evoluir para a diabetes em si.

De uma forma geral, fatores como obesidade, hipertensão, altos níveis de colesterol e triglicérides, alguns medicamentos (principalmente à base de cortisona) e estresse são de risco para o desenvolvimento da diabetes.

Sintomas e complicações

Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo, mas de uma forma geral, os mais comuns são:

  • Vontade frequente de urinar
  • Sede exagerada e boca seca (devido à desidratação relacionado ao item anterior)
  • Aumento da fome
  • Cansaço constante
  • Alterações na visão
  • Impotência sexual
  • Feridas na pele, principalmente em membros inferiores, que demorar para cicatrizar
  • Problemas cardíacos e renais

Se a diabetes não for tratada corretamente, os níveis de açúcar podem ficar elevados por muito tempo e causar danos em diversos órgãos. Além de aumentar os riscos de infecção, a doença pode trazer complicações sérias como problemas cardiovasculares, cegueira, surdez e depressão.

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficaz! Se você apresenta algum dos sintomas, procure um endocrinologista.


Na Alba Saúde, você encontra consultas a partir de R$ 79*. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 97211-3993

Cuidar da saúde na Alba vale a pena.

*Consulte a especialidade, unidade e médico